Atualizado em: 29 janeiro 2013

Conheça quais Animais são venenosos e tenha cuidado

Conheça quais os animais que são venenosos para poder tomar cuidado e evitar acidentes que podem ser até mesmo fatais.
Você Sabia?
Que em caso de envenenamento por animais a pessoa precisa receber atendimento médico com urgência para evitar o agravamento do seu estado de saúde e até mesmo o seu óbito!

Muitos acidentes, as vezes até mesmo fatais, acontecem com as pessoas quando estão circulando por ambientes cercados pela natureza ou até mesmo quando as pessoas estão em contato direto com a natureza, e tudo isso ocorre porque a natureza está repleta de animais que são venenosos para os seres humanos.

Entretanto as pessoas tem uma curiosidade nata ao encontrar animais exóticos e muitas vezes coloridos e não evitam o contato físico com estes animais, o que acaba causando acidentes de envenenamento.

publicidade:

Animais que são Venenosos

Baiacu - 01

Baiacu: Este peixe apresenta a pele e alguns órgãos muito tóxicos para os seres humanos. O Baiacu pode a morte rápida e violenta dos seres humanos, pois a sua intoxicação provoca dormência da língua e lábios, tonturas, vômitos, ritmo cardíaco acelerado, dificuldade respiratória e paralisia muscular.

As vítimas morrem devido à asfixia ,pois o diafragma e  músculos estão paralisados. A maioria das vítimas morre entre 4  e 24 horas. Cuidado pois não há antídoto conhecido.

armadeira12

Aranha Armadeira: Esta aranha  tem o mais potente veneno neurotóxico . Apenas 0,006 mg  é suficiente para matar um rato. Essas aranhas também são perigosas devido à sua natureza nômade. Elas costumam se esconder durante o dia, em áreas densamente povoadas, no interior casas, roupas, botas, e automóveis.

Sua picada provoca não só a dor intensa, o veneno da aranha também pode causar priapismo – desconfortável ereções duradouras por muitas horas que conduzem à impotência.

sapo flecha-02

 Sapo-veneno-de-flecha Um único espécime desses pode conter até 1.900 microgramas de uma certa toxina, da qual apenas 200 microgramas podem ser fatais, inclusive para a espécie humana.

Este sapo era utilizado amplamente por algumas tribos de índios sul-americanos, que dele extraíam veneno para mergulhar a ponta das setas de suas zarabatanas, utilizadas na caça.

Jararaca

Jararaca: serpente peçonhenta responsáveis por cerca de 90% dos acidentes com cobras registradas no Brasil.

coral10

Cobra Coral Verdadeira: serpente de pequeno e médio porte (até um metro de comprimento), que é encontrada em todo o Brasil.

dragao-01

Dragão de Komodo: um dos animais mais antigos da Terra, bem anterior ao homem. Ele é muito temido, pois mesmo uma pequena mordida sua pode ser fatal: em sua boca existem centenas de bactérias que são inoculadas na corrente sanguínea de sua vítima. Desse modo, sua presa, depois de contaminada, agoniza por alguns dias, até morrer.

Agua_viva

Água Viva: Jelly Caixa é o tipo mais venenoso de água viva, quando este animal entra em contato com a pele das pessoas libera toxinas que provocam ataque do coração, afetando  o sistema nervoso, pele e células.

Seu veneno é tão dolorosa que as vítimas em choque acabam se afogando ou morrendo de insuficiência cardíaca antes de chegar a terra.

escorpiao-amarelo12

Escorpião amarelo um dos de maior incidência, sobretudo na região sudeste do país. Além de ser encontrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, são encontrados também em Goiás, no Paraná e na Bahia.

Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima (principalmente crianças e idosos).

De hábitos noturnos, os escorpiões vivem em locais escuros, quentes e úmidos. Na região urbana, são encontrados em locais com entulhos, pedras, dentro de sapatos, junto a roupas, etc. Seu hábitat natural é o Cerrado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook