Atualizado em: 11 abril 2013

Vai Correr? Dicas para praticar melhor a corrida

Os sedentários e quem está acima do peso deve fazer a caminhada nas primeiras quatro ou seis semanas, pois correr nessas condições pode sobrecarregar os músculos e as articulações.
Você Sabia?
Que em vários momentos dos séculos seguintes, a corrida competitiva foi reavivada na Inglaterra, primeiro no século XII, e depois novamente no século XV.
corrida 1

A caminhada pode ser muito eficiente para emagrecer.

Muita gente procura os parques, ciclovias, a beira da praia e outros locais ao ar livre para praticar a corrida, buscando melhorar o condicionamento físico e até mesmo se preparar para maratonas.

Mas quem vai correr precisa tomar alguns cuidados para não prejudicar a sua saúde e também para praticar melhor a corrida e tirar melhores proveitos deste exercício.

publicidade:

Dicas de Como Praticar a Corrida

Primeiramente, faça uma avaliação médica, para saber se você está em condições físicas de praticar a corrida, pois existem inúmeros problemas de saúde que podem se agravar com o esforço do exercício.

Faça alongamentos antes da corrida para prepara as articulações para o exercício, e após a corrida para preparar o corpo para outras atividades físicas e evitar dores musculares.

Quem quer começar a praticar a corrida deve primeiro começar com a caminhada. A pessoa deve começar andando cerca de 40 minutos três dias por semana. À medida que for evoluindo, deve aumentar a intensidade da caminhada, movimentando pernas e braços vigorosamente. Aproximadamente um mês depois, alternar com alguns minutos de trote, primeiro apenas um dia semanalmente e depois nos outros dias de exercício. Quando tiver evoluído, alternar a caminhada com a corrida, sempre aos poucos. Os sedentários ou está com sobrepeso deve priorizar a caminhada nas primeiras quatro ou seis semanas. Pois correr nessas condições pode sobrecarregar os músculos e as articulações.

Escolha começar a correr em terrenos mais macios como grama, terra e até mesmo na esteira. Deixe para correr no asfalto quando já tiver um bom condicionamento físico.

Inicialmente corra em terrenos planos. Deixe para correr em subidas e descidas quando já tiver um bom condicionamento físico.

Utilize roupas leves para a prática da corrida. Sendo que as mulheres devem usar tops de sustentação para a proteção da musculatura dos seios. Já os tênis devem ter amortecimento e serem feitos para a prática da acorrida.

Vídeo sobre a Corrida

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook