Atualizado em: 10 fevereiro 2012

Uso de Creatina - Tire as suas dúvidas

A creatina é um suplemento alimentar que ajuda a ganhar massa muscular e a criar resistência à fadiga. Veja aqui algumas dúvidas bem comuns sobre a creatina.
Você Sabia?
Além de ajudar no ganho de massa muscular e aumentar a resistência muscular contra a fadiga, muitos suplementos, se tomados adequadamente, também podem reduzir o risco de câncer de mama, assim como outras doenças.
Uso de creatina

A creatina é um suplemento alimentar que ajuda a ganhar massa muscular e a criar resistência à fadiga. (Foto: Divulgação)

Alguns suplementos e substâncias são meio desconhecidas pela população, e apenas quem realmente pratica exercícios frequentemente, seja na academia ou fora dela, que possuem um maior conhecimento delas.

Dentre as substâncias conhecidas, a creatina é uma das mais conhecidas entre os praticantes de exercícios. Mas mesmo para quem já conhece, essa substância causa muita dúvida ainda, das mais simples até as mais complexas. Antes de tirar uma das dúvidas mais comuns sobre a creatina, vamos primeiro entender sobre ela.

publicidade:

O que é e qual a função da Creatina?

A creatina é um suplemento seguro, que não oferece riscos à saúde, se não consumida em excesso, claro. Até porque, tudo que é consumido em excesso, vai provocar algum tipo de reação no corpo ou algum efeito colateral. A creatina nada mais é do que uma substância produzida pelo corpo, tendo o fígado como principal órgão capaz de sintetiza-la. É obtida através da ingestão de carne vermelha, peixes, entre outros alimentos.

A creatina é muito importante na contração muscular, por isso é tão requisitada pelos esportistas e pelos praticantes de exercícios. Ela é uma substância que serve como uma reserva de energia, sendo utilizada em atividades físicas de curta duração. Ela proporciona um aumento de massa muscular e aumenta a resistência à fadiga.

É importante ressaltar que a creatina não funciona sozinha, é preciso ter a orientação de um bom nutricionista, para receitar uma alimentação balanceada e um treino adequado. Muitas pessoas possuem o receio de que o uso de creatina vá causar problemas renais e hepáticos, sugerindo o aparecimento de doenças pelo consumo do suplemento, mas as coisas não são bem assim. Como citado anteriormente, tudo que é consumido em excesso pode fazer mal, por isso, é necessário um acompanhamento de um profissional da saúde.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook