Atualizado em: 4 março 2013

Conheça o Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson

As primeiras publicações sobre o relaxamento progressivo de Jacobson e o relaxamento autógeno de Schultz são de 1929 e 1932
Você Sabia?
Que Jacobson técnica de relaxamento, também chamado de terapia de relaxamento progressivo, foi desenvolvido pelo Dr. Edmund Jacobson mais de meio século atrás.
corpo-relaxar

O método de relaxamento mais ensinado é o de Jacobson

O relaxamento progressivo o doutor Edmund Jacobson consiste em se fazer uma comparação tenso-solto, em todos os músculos pertencentes ao corpo, e esse relaxamento é ativo. Seu método está centrado em separar todos os grupos de músculos do corpo, no qual ele verifica a tensão acumulada em cada um, e após feito esse diagnóstico, é liberada essa tensão.

O doutor Jacobson diz que não pode existir uma mente nervosa dentro de um corpo relaxada e nega a separação da mente do corpo, se surgir qualquer sensação estranha, é suspenso o exercício.

publicidade:

Como realizar o relaxamento

Feche os olhos e se sinta flutuando levemente e estique suas pernas, colocando seus pés em forma de garras. Aperte, verifique a tensão e tente aumenta-la. Inspire e sinta como a tensão flui desse local, mantenha a tensão, conte até 5 e então relaxe os músculos. Visualize toda a atenção, o estresse e todas as suas preocupações desaparecendo. Verifique a diferença antes e depois do exercício.

Faça tudo novamente com as panturrilhas, pernas, glúteos, ventre, genitália, peito, costas, mãos, braços e antebraços, ombros.

Façamos uma atenção especial em relação ao pescoço, visto que esse normalmente tem muita tensão acumulada. Gire várias vezes a sua cabeça para a esquerda e para a direita. Toque a orelha esquerda no ombro esquerdo, depois continue e coloque a cabeça para trás de modo a olhar para o teto, continue o movimento até tocar com a orelha direito no ombro direito e continue girando lentamente até que seu queixo toque o peito.

Repita esse movimento três vezes para a esquerda e três vezes para a direita.

Continue o exercício pela mandíbula, morda, abre e fecha, contraia a boca em formato de U, aperte as pálpebras e solte-as. Prossiga na testa e no seu couro cabeludo.

Essa técnica consiste em, em quanto inspira, tencionar um grupo de músculos e em seguida relaxa-lo de modo a liberar a tensão por completo.

Vantagens desse exercício

Evita tensões, ajuda na reserva de energia, ajuda no sono, da mais tranquilidade e confiança para quem o pratica. Não tome banho antes de praticar o exercício e relaxe os músculos e não a sua mente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook