Atualizado em: 27 março 2013

Overtraining - O que é e como evitar

Fique pode dentro e entenda o que é Overtraining, e como você pode evitar esse excesso em seus treinamentos. Veja se ele pode afetar a sua saúde, devido ao desiquilíbrio do corpo!
Você Sabia?
O O crescimento do seu corpo acontece somente depois que seus músculos ficarem 100% recuperados, e isso ocorre em grande parte durante o sono.
overtraining

O Overtraining em excesso pode fazer mal a sua saúde. (Reprodução)

Se você está sentindo o seu corpo cansado para treinar a malhação, você poderá estar entrando no chamado overtraining, saiba a seguir o que é isto e como poderá ser evitado.

A valorização de um corpo perfeito e uma forma física invejável vem cada vez mais presente na vida das pessoas, estas que inclusive querem conquistar resultados rápidos o que geram muitos erros no caminho deste processo.

publicidade:

O Que é?

É muito comum se encontrar pessoas que praticam modalidades sem orientações profissionais o que poderá levar a pessoa a entrar em um processo que se chama overtraining.

Se os seus ganhos de resistência ou musculares vem sendo dificultados por um considerável cansaço, e ainda surge aquela falta de ânimo ou mesmo dores no corpo, certamente você entra no chamado overtraining. Esta condição é comum desde adolescentes até mesmo atletas que são desinformados, estes que basicamente poderão ser entendidos como um excesso de treinamento que muitas vezes não é seguido com uma alimentação correta e um descanso dos músculos o que torna o corpo difícil de se recuperar das sessões de treinamentos dificultando os demais dias.

Sintomas

Alguns sintomas deverão ser levados em conta como por exemplo a irritabilidade, que ocorre principalmente no período noturno junto de agressividade. Perda de apetite e cansaço aparentes e ainda insônia o que pode prejudicar você muito em outras áreas por exemplo. Algumas dicas para que isto não aconteça são muito importantes, como por exemplo manter o descanso adequado entre as diversas divisões de grupos musculares.

Como Evitar?

Saber considerar a divisão de músculos para treino semanalmente é algo muito interessante e primordial, não apenas para um bom desenvolvimento mar para evitar esta fadiga e por este motivo é interessante que se divida o treino de maneira que não se trabalhe seguidamente grupos musculares iguais ou muitas vezes durante uma semana.

Uma alimentação adequada é interessante, como por exemplo, saber o que e quando comer e comer de três em três horas poucas quantidades são boas dicas para uma alimentação saudável. Diversos alimentos inclusive previnem o stress e reconstituem de forma mais rápida a musculatura por uma musculatura mais forte.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook