Atualizado em: 6 outubro 2011

Mitos e Verdades sobre a Celulite

A celulite se forma quando o tamanho de uma célula aumenta devido o acúmulo de gordura, mas isso nem sempre acontece só nas pessoas acimas do peso. Muitas mulheres magras sofrem com a celulite. Esse e outros mitos e verdades sobre a celulite você poderá encontrar aqui.
Celulite

A celulite é quando a célula aumenta de tamanho devido a grande a deposição de gordura, ficando com aspecto de laranja. (Foto: Divulgação)

Muitas mulheres não sabem qual a real existência da celulite, só sabem que ter celulite não é nem um pouco confortável e buscam diversas formas de evita-la. Um corpo perfeito, sem estrias e sem celulite, definitivamente não existe. Por mais que você olhe na televisão aquela atriz ou modelo perfeita, sem nenhuma manchinha, sem nenhuma celulite, não se iluda e nem fique com inveja.

É comum das mulheres isso e vamos explicar o porquê. Existem muitos mitos relacionados à celulite, que a maioria das mulheres acreditam ser verdade. Claro que existem muitas verdades, mas é preciso esclarecer diversas coisas. Primeiramente vamos entender de onde a celulite vem e porque ela é formada.

publicidade:

O que é e como se forma a celulite?

A celulite nada mais é do que a inflamação da célula, ou seja, quando esta aumenta de tamanho. Isso acontece devido a deposição de gordura, deixando todo o tecido gorduroso que fica embaixo da pele, tecido esse que é formado por um grande número de lipócitos. No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os  grupos de lipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e os homens não.

[share]Conforme vai havendo um acúmulo de gordura em um lipócito, outra célula é criada para o armazenamento de mais gordura. Esse processo continua se repetindo até que o tecido gorduroso aumente consideravelmente de tamanho, aumente tanto que se expanda até a pele. Existem diferentes graus de celulite, isso irá depender do seu tamanho e expansão, podendo aparecer em braços, pernas, barriga e é mais comum em glúteos e coxas.

Mitos e Verdades sobre a Celulite

Existem muitas afirmações que deixam as mulheres confusas sobre as verdades sobre a celulite. Muita coisa ronda as informações corretas sobre a celulite e muitas delas não são verdadeiras na maioria das vezes. É preciso saber realmente o que é para entender o que causará ou não o aparecimento de uma celulite. para não se enganar, confira diversos mitos e muitas verdades sobre essa coisinha que irrita tanto as mulheres.

Verdades sobre a Celulite

Verdadeiro Algumas mulheres muito magras podem apresentar regiões com celulite

Só com dieta não é possível eliminar a celulite, já que a celulite é formada de gordura presa em bolsas, que é extremamente difícil de ser metabolizada pelo organismo

Uma vez que a celulite não seja tratada pode piorar e atingir graus mais elevados

Toda mulher em um momento da vida desenvolve a celulite e com o tempo o problema se torna mais visível, podendo ser reduzido em qualquer fase.

Beber bastante água é uma arma contra a celulite.

Bebidas com gás podem contribuir para o surgimento da celulite. Os refrigerantes contêm muito sódio e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema.

Drenagem linfática é um bom remédio. O procedimento ajuda a reduzir a quantidade de líquido entre as células e os septos, reduzindo o edema.

Mitos sobre a Celulite

MitoApenas mulheres acima do peso que desenvolvem e possuem celulite

Somente a realização de exercício elimina a celulite

Celulite é uma coisa da idade

Pior do que está não fica. Fica sim! Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose, podendo tornar a celulite mais grave.

Esfoliação e hidratação com creme elimina a celulite.

O consumo de sal não interfere no aparecimento das depressões. De acordo com nutricionistas, o sal interfere sim, diretamente no processo de formação da celulite.

Bermudas anticelulites não funcionam. De acordo com especialistas, a bermuda é responsável por comprimir a região das celulites, o que faz com que a irrigação sanguínea melhore, melhorando assim o aspecto da celulite.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook