Atualizado em: 10 outubro 2011

Estrias - Causas e Tratamentos

As estrias não vão lhe escolher por conta de sua cor, de sua classe social, de sua idade, e muito menos regulam um tempo em que vão aparecer. Saiba evitá-las

estriasAs estrias não vão lhe escolher por conta de sua cor, de sua classe social, de sua idade, e muito menos regulam um tempo em que vão aparecer.

Qualquer pessoa pode ser vítima desse desagradável problema, até os homens. Mas como fazer para evitá-las? Quais tratamentos são recomendados para evitá-las?

publicidade:

As estrias não são nada mais, nada menos do que o rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, que é formada de colágeno e elastina, que são os responsáveis pela elasticidade da pele.

No começo, as estrias são apenas marcas vermelhas, depois vão evoluindo para marcas mais esbranquiçadas do que a pele comum. Para a pele negra acontece a mesma coisa, a unica coisa de diferente é que as estrias são um pouco mais escuras do que a pele branca.

Na maioria das vezes, as famosas estrias aparecem na puberdade por conta do crescimento acelerado.

estrias

Mas se você pensa que as estrias só aparecem em nós mulheres, estão enganadas, os homens também tem estrias, mas são de menas frequência do que em nós mulheres. Se você não sabe como evitar as estrias indesejáveis, fique de olho nas dicas a seguir.

Como evitar estrias?

O surgimento das estrias dependem muito de uma tendência pessoal. Algumas pessoas adquirem as estrias mesmo sem uma distensão na pele. Já outras pessoas adquirem as estrias durante  a gravidez, onde a elasticidade da pele da mulher vai ao máximo, por isso surgem as estrias.

Para evitar este mal, recomenda-se muita hidratação, e principalmente, hidratação diária, com cremes, e loções hidratantes. Para as mulheres que querem evitar as estrias, deve-se ingerir pelo menos 8 copos de água bem grandes, ou seja, 2 litros de água por dia.

Mas como para tudo se tem uma solução, daremos dicas de tratamentos que ajudam na prevenção das estrias.

Prevenindo as estrias

As estrias são irreversíveis, por isso não existe um tratamento que façam as fibras da pele voltarem como eram antes. Mas existem alguns tratamentos que ajudam na produção do colágeno, fazendo com que sua pele fique parecida com a pele ao redor das lesões, entre elas estão os mais conhecidos que são:

estriasTratamentos com ácidos: alguns ácidos, especialmente o ácido rotinóico, estimulam a produção de colágeno, assim, melhorando o aspecto das estrias. Podem haver descamações, e vermelhidões, em a quantidade de ácido aplicado devem seguir as dicas de um dermatologista. Em alguns casos, a exposição constante ao sol é proibida.

subcisões: esta também é uma técnica muito conhecida, consiste em fazer a introdução de uma agulha grossa e cortante por baixo da estria, fazendo com que o corte estimule a produção de colágeno, assim o colágeno preenche a incisão onde a estria estava, disfarçando não totalmente, mas cobrindo um pouco da estria.

Seguindo as dicas, você evitará as famosas e indesejáveis estrias.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook