Atualizado em: 7 outubro 2011

Drenagem Linfática Manual – Vídeos

Desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa, drenagem linfática consiste em uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

publicidade:

O principal objetivo desse processo é eliminar o acumulo de líquidos entre as células e os resíduos metabólicos.

A drenagem linfática pode combater e prevenir a celulite, já que é capaz de dissolver os nódulos que são originados pela falta de oxigenação, consequência do processo de retenção de líquido.

Essa técnica é contra-indicada para quem possui câncer ou qualquer outro tipo de nódulo e para quem tem o sistema imunológico baixo, portanto em caso de gripe: evite.

A drenagem linfática quando bem feita, não deve causar desconforto e dor já que consiste em movimentos rítmicos e suaves, que visam somente encaminhar os líquidos para onde possam ser eliminados.

O QUE É DRENAGEM LINFÁTICA? COMO ELA É FEITA?

É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa (liquido que está contido nos vãos que compõem o sistema linfático) até os gânglios linfáticos.

Por esse processo são eliminados o excesso de líquidos e as toxinas.

A drenagem linfática pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletro estimulação.

Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.

POR QUE A DRENAGEM É SEMPRE PARTE DOS PACOTES DE TRATAMENTOS?

Porque ela potencializa o resultado de vários tratamentos, já que elimina as toxinas, diminui a retenção de líquidos e oxigena os tecidos em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Ela trabalha a circulação linfática e de retorno (a subida do sangue através dos membros) e é eficaz no período de Tensão Pré-Menstrual para diminuir o inchaço.

QUANTAS SESSÕES SÃO INDICADAS PARA OS PRIMEIROS RESULTADOS?

Recomenda-se um mínimo de 10 (dez) sessões para um resultado efetivo, mas, na primeira sessão, pode-se observar melhora visível no inchaço, na circulação, e no funcionamento do aparelho digestivo.

DRENAGEM LINFÁTICA NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO

Prepara a pele para a realização da cirurgia, afinamentos (esfoliações suaves) e hidratações locais, manipulação do tecido através das massagens manuais.

Drenagem linfática é uma técnica consagrada e merece ser mencionada e aplicada no pré-operatório;

É indicada para qualquer cirurgia plástica. Melhora a recuperação no pós-operatório e garante bons resultados de sua cirurgia.

DRENAGEM MANUAL X DRENAGEM MECÂNICA?

As duas técnicas são boas e eficientes. A drenagem linfática manual é mais indicada em casos de pós-cirurgia plástica (para redução de edemas) e para pacientes com alteração hormonal por conseguir realizar manobras mais suaves e poder contar com o controle da sensibilidade da terapeuta que a realiza.

A drenagem manual permite que a profissional observe regiões com nódulos, edemas e trabalhe mais neste local.

Vídeo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook