Atualizado em: 5 abril 2013

Diferenças entre shampoos com e sem Sal

Hoje em dia uma das maiores duvidas das consumidoras é a diferença entre xampu com sal e xampu sem sal.
Você Sabia?
Que foi na Alemanha, em 1890, que se deu a criação de um detergente para limpar os cabelos. Mas somente depois da Primeira Guerra Mundial esse produto passou a ser oferecido comercialmente como produto para limpeza de cabelos.
sal

Sulfato é também um sal, mas com uma diferença importante

Todos os dias surgem novas tendências de produtos cosméticos e novas opções para as mulheres se sentirem cada dia melhor e mais bonitas. Ondas de produtos-sensação invadem o mercado e deixam muitas vezes as mulheres em dúvida se devem ou não comprar aqueles produtos, se eles vão ou não melhorar os seus cabelos, ou se podem inclusive danificar os fios que estão hoje bonitos.

E uma dessas dúvidas surge pela contradição dos shampoos com e sem sal, que estão todo o tempo na mídia com informações que nem sempre são tão claras para aquelas que tentam decifrá-las. E na verdade nesse caso do shampoo ter sal ou não, mesmo os debates entre especialistas em cabelos e empresas de cosméticos chegam a uma conclusão satisfatória.

publicidade:

Teste e escolha o seu shampoo

Há quem diga que essa história de que o sal faz mal aos cabelos foi baseada no resultado da água do mar, que resseca nossos cabelos como nenhum outro produto. Os defensores dos shampoos com sal dizem que o shampoo contém muito pouco do sal, pequenas doses que de um sal diferente do que existe no mar e diferente do que usamos nos nossos alimentos. Teoricamente o sal seria necessário para a limpeza ideal dos cabelos, já que o nosso couro cabeludo produz uma gordura o tempo todo, e o sal seria o responsável da limpeza completa dos cabelos, evitando a caspa e outros problemas relacionados à oleosidade.

Mas os defensores dos produtos sem sal dizem que a quantidade de sal prejudica sim os cabelos, retirando a oleosidade mínima necessária para a manutenção da saúde dos nossos cabelos. Segundo eles não haveria necessidade de um produto sem sal se o sal não prejudicasse de verdade os cabelos, mas nós sabemos que a indústria de cosméticos faz de tudo (inclusive inventar fórmulas mentirosas) para conquistar clientes fiéis aos seus produtos.

Dica

Por isso, a melhor indicação aqui é que você utilize o shampoo que sempre utilizou, se ele não estiver fazendo mal aos seus fios, se os seus cabelos não estiverem ressecados, ou se você não tiver os cabelos secos naturalmente. Mas se esse for o seu caso e você buscava uma solução para o ressecamento dos seus fios, teste um produto sem sal por uma ou duas semanas e veja no que dá.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook