Atualizado em: 16 agosto 2013

Diferença entre Cosméticos Orgânicos e Comuns (Sintéticos)

Saiba que por mais que existam diferenças entre os cosméticos comuns e orgânicos, ainda é cedo para afirmar o impacto destes produtos no corpo
Você Sabia?
Que foi no início do século XX, surgiram as indústrias de cosméticos, em função da necessidade de as mulheres comprarem produtos prontos
mulher-passando-creme-rosto-23068

No Brasil é mais comum se encontrar produtos com os selos do IBD

Entre os cosméticos, os orgânicos e os sintéticos são os mais procurados, mas a maioria dos usuários não sabe a diferença entre eles.

Sejam para realçar a beleza, esconder pequenas imperfeições (como manchas, rugas e etc) ou mesmo dar novas tonalidades à pele com corretivos e maquiagens envolvendo também a hidratação e rejuvenescimento da pele, os cosméticos merecem cuidados para com a sua composição.

publicidade:

Cosméticos Sintéticos

Os cosméticos mais comuns que movimentam bastante o mercado atual neste setor são conhecidos por sintéticos. Estes elementos caracterizam-se justamente por terem em sua composição somente substâncias sintéticas: aquelas que imitam as orgânicas, como a imitação de ingredientes da natureza, tornando-se então, artificiais e não orgânicos.

São compostos por substâncias químicas que podem ser prejudiciais a saúde, pois são feitos para serem duráveis e terem mais de uma função (colorir e hidratar, por exemplo). Por isso é importante estar atento aos seu uso, conferindo as embalagens e selos aprovados pelos órgãos específicos.Se você ainda não sabe se é alérgico a algum tipo de substância, consulte um dermatologista.

Cosméticos Orgânicos

Já os orgânicos são os mais naturais disponíveis no mercado dos cosméticos. Costumam ser um pouco mais caros, mas sua eficiência é levada em conta. Embora sua composição seja 70% feita por ingredientes naturais, retirados da natureza, o restante do produto (30%) pode ser feito também de substâncias sintéticas. Por serem naturais, a margem de reações por parte da pele de quem os usa é muito menor do que no uso dos sintéticos, mas as reações alérgicas também não são descartadas.

Informação

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao carvão, por exemplo: substância orgânica que dá a coloração preta a uma quantia considerável de cosméticos. A mesma dica dada aos cosméticos sintéticos se aplica a este: consulte as informações da composição do produto que incluem também substâncias químicas. Em casos de qualquer tipo de reação como irritações, ardências e coceiras na pele, consulte um dermatologista.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook