Atualizado em: 10 outubro 2011

Dez questões sobre a transpiração, suor

Veja o porque e como evitar o mau cheiro nas axilas. Perguntas e respostas que lhe ajudaram melhor a lidar com isso. O uso de desodorante resolve o problema.

TranspiraçãoEntenda como o suor se forma e como os desodorantes ajudam a combater o odor que vem com eles.

1-È verdade que o suor não tem cheiro?

publicidade:

Ao contrário do que muita gente imagina, o suor eliminado pelo organismo é inodoro, ou seja, não tem cheiro. O odor da transpiração é provocado pelas bactérias que vivem em nossa pele e que se alimentam das proteínas contidas no suor. Para obter a sua refeição as bactérias decompõem a proteína, provocando o odor que tanto incomoda.

2-Por que o mau cheiro ocorre na região das axilas?

As regiões de maior concentrações de bactérias são justamente as axilas, dos pés e aquelas próximas aos órgãos sexuais, justamente por serem mais abafadas e úmidas-ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

Transpiração

3-Por que o corpo sua?

O suor é uma defesa do organismo. Ele serve para regular a temperatura do corpo.

4-Como os desodorantes atuam?

Os desodorantes protegem contra os odores da transpiração, pois contêm  ativos que evitam o crescimento bacteriano, responsável pelos odores.

5-Qual a diferença entre antiperspirante e antitranspirante?

Nenhuma. Os dois são iguais. Eles são formulados com ativos especiais que atuam nas glândulas sudoríparas  e reduzem a liberação do suor, deixando a área das seca. São indicadas para pessoas que buscam uma proteção mais intensa.

6-Desodorante pode causar câncer?

Nunca existiu, até hoje, nenhuma caso relacionado ao uso de desodorante.

7-Existem roupas que podem causar mais cheiroque outras?

Sim. Tecidos como algodão e linho são melhores, porque permitem que o suor evapore. Tecidos sintéticos como o elastano  e a elanca retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem em ação.

8-Pessoas que tem pele mais escura transpira mais?

Transpiração

A quantidade de bactérias existentes no organismo de cada pessoa varia de acordo com muitos fatores-a raça é um deles. Portanto, quanto mais bactérias você tiver na sua pele, maior a chance de transpiração ter cheiro, independente da cor de pele.

9-È verdade que a transpiração ajuda a emagrecer?

Não. Transpirar significa que o corpo está perdendo líquido e não queimando gordura. O que acontece é que o exercício físico faz o corpo suar. Mas é ele, o exercício, que emagrece. Se não, bastaria ir a sauna e suar bastante pra ficar magrinha.

10-Como combater a transpiração excessiva?

O uso de desodorantes continua sendo a melhor opção. Mas em alguns casos extremos, em que a transpiração pode até causar situações constrangedoras, a cirurgia é indicada.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook