Modificado em: 4 novembro 2013

Crioterapia: Tratamento e Benefícios

Saiba como utilizar o gelo em benefício da sua saúde através da Crioterapia. Entenda o que é a crioterapia, ténica da Fisioterapia que promove o alívio de dores.

Em muitos momentos da vida acabamos sofrendo algum tipo de lesão ou algum tipo de contusão. Principalmente os atletas, vivem se machucando e sempre precisando de cuidados. O responsável por tratar de lesões assim é a Fisioterapia, que trabalha com o objetivo de devolver a função do membro afetado.

A Fisioterapia

A Fisioterapia é uma ciência que estuda como o corpo humano trabalha e as diversas técnicas e manobras que podem ser realizadas no tratamento de diversas enfermidades, sejam elas musculares ou não. Um fisioterapeuta visa reabilitar um paciente que sofreu algum acidente, que adquiriu uma patologia ou que já nasceu com a enfermidade. A Fisioterapia atua em diversas áreas da saúde, atua na parte respiratória, ortopédica, pediátrica, cardiopulmonar, desportiva, entre outros.

Uma das áreas que mais atende pacientes é a área de ortopedia, aonde se encontram pessoas que procuram a fisioterapia como tratamento após sofrer algum tipo de lesão, decorrente de algum transtorno ou acidente. Na maioria dos casos necessita-se de ajuda imediata e no caso de lesões agudas o mais indicado é a utilização de gelo, ou a chamada Crioterapia.

A Crioterapia

A crioterapia une diversas técnicas que fazem o uso de gelo em diferentes partes do corpo. É uma técnica utilizada pela Fisioterapia no tratamento de lesões mais agudas, ou seja, aquelas que não possuem muito tempo ou que acabaram de acontecer. A crioterapia nada mais é do que a aplicação do gelo (de diversos modos) na região do corpo lesionada. Utiliza o gelo de diversas maneiras, seja da maneira sólida, da líquida ou até por meio de gases de baixa temperatura, com o intuito de retirar o calor do corpo.

Essa técnica é utilizada para o mais simples até o mais complicado. Aquele simples ato de colocar gelo após se machucar, nada mais é do que um tratamento com crioterapia, que significa “terapia com frio”.

Benefícios

A crioterapia quando aplicada no local lesionado provoca uma vasoconstrição, ou seja, a diminuição dos vasos visando reduzir aquela taxa metabólica e promove a diminuição da necessidade de oxigênio para cada célula. Promove uma alteração osmótica que traz benefícios para o local da lesão como a diminuição de dores no local.

Essa técnica pode ser aplicada com as próprias pedras do gelo envolvidas por um pano ou um saco plástico, através de compressas, através de spray, de gelo líquido dentro de algum compartimento, entre outros. É um tratamento muito eficaz e deve ser aplicado num tempo de 15 minutos, mais que isso poderá ocorrer morte celular e não causar nenhum efeito benéfico. Portanto, fique atento ao tempo.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook