Atualizado em: 23 outubro 2012

Como evitar varizes na gravidez

A gravidez é um período em que há diversas mudanças físicas, veja as dicas de como evitar o aparecimento das varizes.
Você Sabia?
Que as Varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano. As mais comuns são as varizes dos membros inferiores. secundárias a uma cirrose hepática hepáticas.

As varizes são comuns e desconfortáveis

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, todo o cuidado com a gestação é de estrema importância não somente para a saúde do bebê mas também para a saúde da gestante, quando a mulher engravida surge algumas preocupações com respeito ao seu corpo, por isso é ideal todo o acompanhamento médico para que ele passe uma alimentação adequada, pois o correto para a saúde de ambos é ela engordar 1kg por mês.

Nesse período pode ocorrer o aparecimento de varizes, um grande mal em que as mulheres gravidas devem ficar atentas para prevenir, elas surgem devido a alta taxa de progesterona e ao crescimento da barriga e do útero. Um processo que dificulta a circulação sanguínea. Durante a gravidez ocorre um aumento no volume do sangue, o que sobrecarrega as veias e podem auxiliar no desenvolvimento das varizes.

Como evitar varizes na Gravidez

1 - O primeiro passo para evitar está em controlar o peso durante a gestação, pois o ganho de peso acima do recomendado pelo médico pode auxiliar com o aumento da pressão sanguínea sobre o vasos.

2 - Um método muito bom para prevenir é a pratica da Ioga e de exercícios de hidroginástica podem melhorar a circulação sanguínea, além disso abandonar o uso de calças apertadas, opte por roupas mais leves e frescas. O mesmo deve ser feito com os calçados.

3 - Use meias elásticas, elas além de aliviarem as dores nas pernas, ameniza o cansaço e é ótima para a prevenção de varizes. No inicio da gravidez o uso delas é um pouco incomoda, porem a partir do terceiro trimestre o uso delas já é possível pelo fato do útero começar a comprimir as veias pélvicas, o que trazem o sangue das pernas de volta para o coração.

4 - Outra ótima dica é sempre elevar os pés sempre que estiver sentada, procure não cruzar as pernas ao dormir, a utilização de um travesseiro entre as penas já ajuda.Tudo isso é essencial para a prevenção do surgimento de varizes durante a gravidez.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook