Atualizado em: 15 julho 2011

Como cuidar da cicatriz e ter sua pele bonita de volta

Como cuidar da cicatriz e ter sua pele bonita de volta

Ás vezes por conta de um acidente, tratamento de doenças ou mesmo a acne ganhamos umas cicatrizes que podem se tonar um pesadelo para as pessoas mais vaidosas, especialmente as mulheres. Mas é praticamente impossível evitar cicatrizes completamente.

publicidade:

Uma cicatriz é formada como resultado do mecanismo de defesa do organismo para lidar com todos os cortes feitos na pele . O excesso de colágeno é produzido, a fim de curar a ferida e isso mais tarde se torna uma cicatriz. A gravidade e natureza da cicatriz pode variar dependendo da pessoa e da sua origem racial.

Vamos dar uma olhada nos tipos de cicatrizes e algumas dicas de beleza para obter sua pele bonita de volta.

Os tipos de cicatrizes

Cicatriz Quelóide
Esta é uma cicatriz que é ligeiramente levantada, com um pouco de excesso, ultrapassam o limite da lesão da pele e é comumente visto em pessoas de origem Africana, porém muitas pessoas de pele branca podem ter esse tipo de cicatriz.

Cicatriz hipertrófica
Esta é uma cicatriz causada devido ao excesso da produção de colágeno, mas não se estende além do limite da lesão, e podem ser vistos em pessoas de qualquer origem.

Cicatriz Atrófica ou de Acne

Este tipo de cicatriz é causado pela acne , que provoca a destruição do colágeno contido na superfície da pele. Como resultado, um buraco ou depressão é formado sobre a pele.

Como tratar as cicatrizes?

Um dos métodos mais comuns e baratos para lidar com as cicatrizes, está em usar o bom e velho truque de  maquiagem para encobri-las.

Como cuidar da cicatriz e ter sua pele bonita de volta

Porém existem alguns métodos mais eficazes e caros também como a tecnologia a laser para cuidar das cicatrizes. Pode ser usado para vaporizar a camada superior da cicatriz e, assim, reduzir sua aparência. Este, por sua vez, irá aumentar a produção de novas células.

Microdermoabrasão
Este método envolve lentamente a raspagem da camada superior da pele e assim expondo a pele nova, deixa a pele mais suave e renovada.

Dermoabrasão
Dermoabrasão envolve raspagem da camada superior da pele com o auxílio de uma ferramenta manual, algumas vezes sob anestesia.

Como cuidar da cicatriz e ter sua pele bonita de volta

As injeções de colágeno

O colágeno é injetado sob a pele para reduzir a aparência da cicatriz.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook