Atualizado em: 7 outubro 2011

Cabelos Cacheados – Como Cuidar

O excesso de volume é uma das principais reclamações de quem tem as madeixas encaracoladas, que armam facilmente.

publicidade:

Para evitar essa situação, é importante investir em um corte de cabelo adequado, produtos de tratamento específicos e jamais pentear os cabelos depois de secos.

Cortes com a base reta são proibidos, porque desse modo o volume se concentra nas pontas e o cabelo fica com um aspecto de pirâmide.

Os repicados e cortes em degradê são os mais recomendados.

Os comprimentos médios são os que melhor se adaptam aos cachos.

Muitos profissionais preferem cortar esse tipo de cabelo sem molhar, porque se tem a noção exata do volume, espessura e movimento.

Além de um bom corte, os cosméticos são ótimos aliados para desarmar os fios e definir os cachos.

Existem linhas de produtos específicos para cabelos cacheados e crespos, com princípios ativos umectantes como manteiga de karité, glicerina, lanolina, aloe vera e hidratantes (extratos e óleos vegetais) já que geralmente os fios são mais ressacados. Além disso, existem os fortalecedores (queratina e aminoácidos) e o silicone, que impede a saída de água e protege contra os agentes externos.

É imprescindível buscar um profissional qualificado para realizar o corte do cabelo e investir em produtos confiáveis e de qualidade.

Como Cuidar dos Cabelos Cacheados

* Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.

* Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.

* Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.

* Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.

* Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento.

* Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.

* Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.

* Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa ou no salão.

* Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.

* Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.

Produtos para Cabelos Cacheados

É muito importante saber a diferença entre os cabelos crespos e cacheados para utilizar os produtos certos –,caso contrário, seus cabelos podem ficar opacos e sem movimento.

A hidratação é fundamental para repor os nutrientes necessários, devolvendo o brilho, maciez, elasticidade e a forma dos cachos.

Essa hidratação deve conter produtos enriquecidos de produtos umectantes, fortalecedores, hidratantes e emolientes, tais como: ceramidas, proteínas do leite e da seda, gérmen de trigo, soja, extratos vegetais e queratina, além do silicone para impedir a saída de água, desarmar os fios e definir os cachos.

Agora é só curtir seus cachos que estão em alta novamente!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook