Atualizado em: 12 julho 2010

Aloe Vera Propriedades

A Aloe vera, conhecida popularmente no Brasil como babosa, é uma espécie de planta do gênero Aloe, nativa do norte de África.

publicidade:

Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe.

Deste universo, apenas quatro espécies são seguras para uso em seres humanos.

Aloe vera (do latim vera, “verdadeira”) ou aloés tem um aspecto de um cacto de cor verde, mas este pertence à família dos lírios.

Esta planta por dentro tem um líquido viscoso e macio.

O Aloe vera é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Geralmente é utilizada para problemas relacionados com a pele como acne, queimaduras, psoríase, hanseníase, etc.

Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e mesmo citações na Bíblia deixam claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.

É um poderoso regenerador e antioxidante natural.

 A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras.

A babosa aplicada sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante.

Pelo mesmo efeito reidratante lentamente irá reparando o tecido queimado, curando desta forma a queimadura.

A Babosa tem poder de reter água para se manter o tempo todo bem hidratada, mesmo sob o calor produzido pelo sol escaldante do deserto.

Aloe vera é um excelente nutriente, com importantes proteínas, vitaminas e sais minerais. Com sua constituição química permite a penetração na pele e assim levar importantes nutrientes para as células vivas.

Contém várias enzimas cujas atividades não são totalmente compreendidas

A Aloe Vera também pode ser utilizada para regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.

Propriedades

Apoiados por provas de laboratório e experiências químicas, mencionam as seguintes propriedades:

 1- Inibidora da dor seus princípios ativos têm uma notável capacidade de penetração até as camadas mais profundas da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas (receptores da dor) e interrompendo, de modo reversível, a condução desses impulsos. Além disso, reduz a dor também por possuir uma poderosa força antiinflamatória.

2- Antiinflamatória Aloe Vera tem uma ação similar a dos esteróides, como a Cortisona, mas SEM os seus efeitos nocivos colaterais, Por isso são úteis em problemas como bursites, artrites, lesões, golpes, mordidas de insetos e outros.

3- Coagulante, por conter cálcio, potássio e celulose, a Aloe Vera provoca nas lesões a formação de uma rede de fibras, que segura as plaquetas do sangue, ajudando na coagulação e cicatrização. 0 cálcio é parte do sistema nervoso, o potássio da atividade muscular e a celulose da coagulação.

4- Queratolítico que faz com que a pele danificada dê lugar a um tecido de células novas.

5- Antibiótica, sua capacidade bactericida e fungistática (antivirótica), elimina as bactérias (inclusive Salmonela e Estafilococos) que causam infecções, inibindo sua ação nociva.

6- Regenerador celular, pois a Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. Graças ao cálcio que contém, elemento vital na osmose eclular (intercâmbio de líquidos), ajuda as células a manterem seu frágil equilíbrio interno e externo.

7- Energéticos e nutritivos á que ma das características de maior importância da Aloe Vera é que ela contém 19 aminoácidos essenciais, necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são à base das células e tecidos. Contém também minerais, como cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos os elementos indispensáveis ao metabolismo e à atividade celular.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook