Atualizado em: 26 abril 2013

Ácido Retinoico: Ricos e Cuidados com o Uso

Fique ligado e por dentro dos riscos e cuidados que você precisa ter em relação ao ácido retinoico, que tem também seus benefícios, mas não usando em fortes aplicações.
Você Sabia?
O Ácido Retinoico acaba acelerando ainda mais o envelhecimento da sua pele.
ácido retinóico

Assim como os benefícios, o Ácido Retinoico também trás riscos a sua pele e todo o cuidado é bem-vindo. (Reprodução)

O ácido retinóico é um composto bastante conhecido em todas as clínicas estéticas por ter excelentes propriedades.

Tem a função de suavizar rugas, estimulando assim a produção de colágeno, melhorando totalmente as texturas bem como a firmeza e tônus da pele. Deverá ainda servir para clarear e também prevenir as mechas escurecidas, controlando a oleosidade da pele e ainda prevenindo a acne.

publicidade:

Benefícios

Os benefícios do ácido retinóico são diversos. Ele é bastante utilizado para preparar a pele para processos de rejuvenescimento, como por exemplo o peeling facial ou mesmo a aplicação de laser rejuvenescedor.

Como você pode ver os motivos não faltam para que se tenha sucesso ao utilizar esta substância. É claro que se ela for utilizada de forma incorreta o ácido retinóico poderá ainda ter efeitos negativos para a sua pele.

Recentes estudos realizados puderam comprovar que caso o ácido cause uma inflamação na sua pele, a sua ação é reduzida bem como a produção de colágeno natural da pele, com isto temos um papel negativo e o efeito deverá ser contrário ao que se espera.

Riscos e Cuidados

O primeiro grande erro na utilização deste ácido e que poderá levar a efeitos indesejados é o exagero nas concentrações de substâncias. O que é ideal é se começar os tratamentos utilizando ácidos com porcentagens baixas e ir aos poucos aumentando a sua utilização. Um outro erro fatal é se acreditar que o medicamento irá fazer somente efeito caso a pele comece a descamar, quando que na verdade para se ter um efeito rejuvenescedor o ácido não deverá provocar situações de descamação na pele.

Caso aconteçam casos de descamação, vermelhidão e também irritação não se preocupe pois em peles mais sensíveis isto deverá acontecer.
Caso isto aconteça por muito tempo é sinal de que o ácido não é utilizado corretamente. Para que não se possa suspender o tratamento a melhor alternativa é utilizar medicamentos durante três noites e por no máximo três vezes durante a semana.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook