Atualizado em: 11 junho 2013

Materiais para Alianças: Ouro, Prata, Diamantes e Outros

Mais do que a cerimônia em si, o que sacramenta o casamento e se torna a prova viva e material da união do casal são as alianças
Você Sabia?
Que o anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento.
ourives-fabricacao-reparo-joias-alianca

As alianças de compromisso têm algumas diferenças das alianças de casamento

Em formato circular, sem ter um começo em mesmo fim, os anéis são um símbolo dos ciclos de eternidade e de união. Servem sempre como instrumento para a designação de grandes cargos, de poder.

Isto acontece há muitos séculos. A origem deste tipo de costume de casais utilizarem as alianças possuem várias versões, conheça a seguir algumas delas.

publicidade:

Histórias das Alianças

Os termos alianças tem um sentido de pacto ou mesmo de compromisso, o anel de núpcias. Este é um significado encontrado em palavras gregas diathéke e synthéke e nas latinas: foedus e testamentum. Um anel indica um elo, o signo de uma aliança, de um voto, e com isto a ambivalência deste símbolo deverá prover do fato que o anel deverá unir e isolar ao mesmo tempo.

Os primeiros a utilizarem o símbolo de compromisso atual foram os Egípcios. Dizem as lendas que o acessório circular simboliza o amor infinito e deveria ser carregado para a vida toda. Era ainda acreditado que as alianças tinham um significado sobrenatural, tanto que eram realizados rituais com as mesmas para amor eterno.

Deste povo é onde existem as teorias mais aceitáveis para a origem das alianças como conhecemos hoje. Elas eram vindas de um antigo costume de colocar no dedo da noiva um anel que substituía as moedas onde elas ainda não eram cunhadas. Com isto era demonstrado que se estava sendo adquirida a esposa através da riqueza do marido.

Já para os romanos e gregos, surgiram os anéis de ouro, juntando a tradição, onde eram derretidas moedas de ouro e prata, e os anéis eram banhados e passados para o noivo e para a noiva. A utilização de anéis de ouro acontecia também com sacerdotes que tinham os chamados anéis pastorais. E para os demais apenas anéis de ferro.

Foi então a partir do ano de 800 a.c que surgiu a utilização de alianças de casamento, e depois entre os romanos vindo de costumes hindus de se utilizar um anel para simbolizar o casamento. Este anel podia ser de ouro, prata ou ainda adornado com pedras preciosas e até diamantes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook