Atualizado em: 19 junho 2010

Filtro UV para Câmera Digital


Tem nada a ver com filtro solar não, galera!

Filtro UV para Câmara Digital nada mais é que um acessório de câmera fotográfica que possibilita a utilização das cores ou obter efeitos de luz pela inserção do próprio filtro no caminho ótico da imagem.

publicidade:

MATERIAL

Os filtros podem ser de vários materiais.

Ele pode ser de gelatina, plástico, vidro ou cristal, na maioria das vezes montadas em anéis rosqueáveis na objetiva, ou em anéis elásticos para montar no cilindro liso da objetiva.

Os mais comuns são os circulares, mas muitos são disponibilizados em formato quadrado, para serem encaixados em magazines de porta-filtros existentes em todos os tipos de máquinas.

DIGITAIS

Boa parte das câmeras digitais não possuem roscas nas objetivas. E para elas, os filtros ficam na base da câmera.

FUNÇÃO

A finalidade básica dos filtros fotográficos é a de filtrar a luz em situações como fotografia a altas altitudes (dois mil metros ou mais), fotografia à sombra tirada ao meio-dia, fotografia à contra-luz com sol baixo e na presença de reflexos indesejáveis (na superfície da água, de uma vitrine).

LUZ

Há casos em que a presença de luz mista vai de inevitável a necessária.

E quando isto ocorre é que se deve usar os filtros de gelatina em folhas para aplicar, não na direção da câmera, mas na direção da fonte de luz, como em janelas e refletores de luz.

É bom salientar que nem sempre o emprego do filtro leva a resultados melhores.

Para isso ser constatado, basta tirar uma foto com filtro e outra sem filtro para avaliar a beleza e qualidade da foto.

ANALÓGICA E DIGITAL

As câmeras digitais de preço mais elevado podem usar todos os filtros utilizados por câmeras analógicas sem o uso de adaptadores especiais.

Já as câmeras digitais compactas possuem algoritmos que simulam filtros de correção e outros filtros como o sépia e o difusor, e não facilitam o uso de filtros reais (óticos).

As câmeras compactas, com raras exceções, não têm rôsca na objetiva para montagem de filtros rosqueáveis, além disso, as objetivas são retráteis, não admitindo a montagem de filtros elásticos.

Como as câmeras analógicas mais populares, que não dispõem de objetivas receptivas a filtros, as câmeras digitais também podem fazer uso de filtros menos comuns, através da montagem de um magazine para filtros roscado na base da câmera.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook