Modificado em: 17 junho 2011

Coletes a Prova de Balas - Preços e Onde Comprar

Se você zela pela segurança e quer obter informações sobre coletes a prova de balas, aqui nós disponibilizamos todos os dados necessários para sanar suas dúvidas.
Coletes a Prova de BalaTambém chamado de colete balístico, os coletes a prova de balas são artefatos de uso pessoal, geralmente utilizado por militares para absorver os impactos de armas de fogo e de estilhaços provocados por explosões. Atualmente, com a violência exacerbada e crescente, os coletes têm sido utilizados como equipamentos de proteção entre civis, a fim de garantir proteção a pessoas que zelam por sua segurança. Pesquisas apontam que cerca de 500 mil americanos possuem coletes para defesa própria.

Os coletes são geralmente feitos de Kevlar, que se trata de uma fibra sintética bastante leve e resistente. O Kevlar é utilizado também na produção de cintos de segurança, cordas e raquetes de tênis, devido justamente à grande resistência e à leveza do material. Nos coletes hard (nível 3) uma placa de cerâmica especial ainda é adicionada, afim de absorver ainda mais o impacto.

Tipos de Colete

SegurançaExistem basicamente no mercado dois tipos diferentes de coletes, no Brasil são classificados em nível 2 e nível 3 e nos Estados Unidos como soft e hard. Os coletes nível 2 ou soft protegem contra armas de calibre 9mm e até Magnum 357, sendo comumente utilizados por civis, por policiais e seguranças. Já o colete nível 3 ou hard, possuem uma placa mais reforçada garantindo proteção contra Magnum 44 e até mesmo Uzi, sendo comumente utilizados por soldados de combate e equipes de resgate. Ainda podemos encontrar no mercado coletes que garantem proteção até mesmo contra fuzis AR15 e M16 que são os chamados nível 4 e os coletes que oferecem proteção contra armas de chumbo, classificados como nível 1.

Preços

Os preços dos coletes variam muito de acordo com o fabricante e o tipo de produto. No Brasil um colete soft (nível 2) tem um custo médio de R$ 1.500,00. Uma das empresas mais bem conceituadas no ramo é a Taurus e de fato vale muito a pena dar uma conferia em seu  endereço eletrônico: http://www.taurusblin.com.br/.

Como funciona?

Como explicado anteriormente, nos coletes nível 2 o projétil é disparado contra o colete que está revestido com o Kevlar. Sendo que estes coletes oferecem proteção contra armas menos poderosas, o Kevlar por si só consegue segurar o projétil. Já nos coletes de nível 3 o projétil é disparado e entra em contato com a placa de cerâmica, que irá provocar o achatamento do projétil. A cerâmica não irá conseguir por si só segurar a bala e é ai que o Kevlar por trás da cerâmica entra em ação.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook